A Rebeca do povo.

Por que temos visto, por aí afora, tantos crentes fracassados, pastores e líderes evangélicos com tanta raiva de nós?
“Porventura meu pai me apalpará e serei a seus olhos como enganador; assim trarei sobre mim uma maldição, e não uma bênção. Respondeu-lhe sua mãe: ‘Meu filho, sobre mim caia essa maldição; somente obedece à minha voz, e vai traze-mos.’ Gênesis 27.12-13
Ainda que a decisão final de enganar seu pai tenha sido de Jacó, nós vemos aqui a grande influência que sua mãe exerceu sobre ele naquele momento.
Rebeca não só permitiu, mas deu ordem para Jacó enganar seu pai e, pior ainda, assumiu a responsabilidade daquele ato.
Ela mandou Jacó trazer cabritos do rebanho, enquanto Isaque havia mandado Esaú caçar.
Isaque mandou Esaú fazer o guisado, enquanto Rebeca o fez por Jacó.
Ela também mandou Jacó fingir que era uma outra pessoa. Mas de que adianta tentar fazer isso com Deus, se Ele esquadrinha os nossos corações?
Rebeca ensinou Jacó a ‘conquistar’ da maneira mais ‘fácil’, sem o verdadeiro sacrifício, e quais foram as consequências?
Jacó passou aqueles vários anos conquistando as bênçãos, mas ao mesmo tempo infeliz e sendo enganado. Enquanto sua mãe, que tanto queria o ver ‘abençoado’, passou o resto da vida longe de seu filho amado.
Pois bem, foi ela mesma quem disse: "Sobre mim caia essa maldição".
Eu não quero jamais ser ‘Rebeca’ para o povo, ensinando-o a ofertar em vez de sacrificar.
Eu não quero jamais que essa maldição caia sobre mim.
‘Deixo’ esta maldição para os religiosos que ensinam às pessoas que o sacrifício não é necessário, mas estes, brevemente, verão seus ‘Jacós’ partindo para nunca mais os verem, pois estarão buscando um Vau de Jaboque para fazerem seus verdadeiros sacrifícios e se tornarem Israel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdão

A Mulher Virtuosa